Praia de Itaipuatu

Descrição:

No município de Marica, a aproximadamente 40 km do centro da capital, essa praia fica localizada em região com uma geografia bem particular. Foi sendo literalmente tomada pelos pescadores, principalmente por ser muito funda, de areia grossa e mar traiçoeiro. Poucos banhistas se arriscam a nadar nessas condições, o que favorece a prática da pesca.
Nos fins de semana, os visitantes que a descobrem se deparam com cenas que os fazem crer estar assistindo a autênticas competições de pesca, tamanha a quantidade de caniços fincados na areia. Com mais ou menos 12 km, essa funda praia de tombo favorece os pescadores menos experientes pela proximidade da circulação de peixes.
Seu lado direito termina no Morro do Elefante e pode ser opção para a pesca de costão. Na praia, os pontos são conhecidos pelos nomes dos bares ou das construções ao longo da faixa litorânea.
Entre eles, a Casa de Pedras, próxima do Morro do Elefante, ou Recanto, é um pesqueiro em frente a uma falha existente na laje de pedras que fica a uns 100 m da arrebentação da praia. Os demais são o Bar do Luiz, quiosque de beira de praia, o Bar Canal, o Bar Bumbum de Fora (também com laje próxima, só que a 200 m da praia, o que torna difícil alcançar com arremessos mas que permanece atraindo peixes), em frente às Ilhas Maricas, ou Bar do Francês, em frente ao Gaivotas Clube de Pesca e, finalmente, em frente ao Hotel Peixão, no final de Itaipuaçu à esquerda, de quem olha para o mar. Depois de uma série de dunas à beira mar, essa praia muda o seu nome para Barra de Marica.
Encontra-se lá as mais variadas espécies, respeitando sempre o período do ano ideal para a captura de cada uma delas: pampos, galhudos, xereletes, cangulos, voadores, corvinas, marimbas, violas, para-terras (betaras), riscadinhos, carapicus, cocorocas, eventuais caçonetes e caranhas (próximo ao Recanto, por causa das pedras) e baiacus-araras (e seu delicioso filezinho), entre outros. Com exceção das arraias, os exemplares dali, em geral, chegam a pesar no máximo 3,5 kg.



Agende sua pescaria conosco!

--





Envie seu comentário ou dúvida:






André Luiz Epaminondas Da Silva
24/09/2014


Boa Tarde, O nome certo da praia é ITAIPUAÇÚ. Gostaria de saber se existe um grupo que pesque por estes lados??? Um abraço, André Luiz
Welanze Ribeiro
18/02/2014


Quanto custa por pessoa, qual o tamanho do barco, quanto tempo de pescaria, como faço para ver o barco.

Welanze
Xandy Motta
01/03/2012


Passei muitos anos de minha vida pescando em rios e lagos,robalos e tucunarés eram sempre os motivos das aventuras que por muitas vezes me fizeram viajar até 6 mil km para chegar em um bom pesqueiro.O tucuna é assim,faz o pescador cruzar estados atras desse maravilhoso e esportivo peixe.Já o robalo,este é encontrado em grandes quantidades nos rios da cidade onde morei e pesquei por muitos anos.Em Magé os rios Guapiaçu e Guaraí são muito frequentados por pescadores de toda parte.Eu nunca havia pescado em praias até me mudar para o E.S.Aqui em Vitória por ser uma ilha,o que não falta é lugar para os amantes da pesca lançarem suas iscas ao mar e esperar bater os mais variados pe
Jorge Luiz Dos Santos Terra Junior
16/12/2010


Tenho casa em Itaipuaçu, \"fica perto da casa velha\", referência que todos conhecem no local, ali é a fonte, outro lugar e na pedra do Elefante, bate muito Sargo de Dente, entre outros , vou ficar quase o mês de Janeiro todo lá, se quiserem podemos pescar juntos, um abraço à todos !!!!!!!
Márcia Barbieri
03/10/2010


Estou retornando as atividades de Pesca, comprei um equipamento bom. Tow por fora dos pesqueiros bons e gostaria que me indicassem praias boas. Estiva no Recreio a duas semanas e não estava lá essas coisas. Obrigado se quizerem uma companheira de pesca, é so falar.
Jose Silvio Lopes
23/05/2010


Estou pretendendo ir a Itaipuaçu, na terça-feira, dar uma pescadinha,mas para isso acontecer sem nenhum transtorno ou atraso na chegada, preciso conhecer o trajeto mais rapido e facil,pois ate Niteroi eu conheço bem.Poderia ou poderiam me ajudar enviando-me informações atraves do e-mail citado?
Jose Andrade Dos Santos
06/05/2010


tenho uma casa na rua 50 , gostaria de me filiar a um grupo de pesca , ou montar um , pois quando pesco em itaipuacu pesco sozinho seria lega ter pessoas para pescar .
abracos a todos amigos.
Jorge Luiz Dos Santos Terra Junior
25/12/2009


Entre as espécies citadas acima, faltou a Espada que bate muito dependendo das condições do mar(matei muitas dias 21 e 22/12/09), frequento a orla deste município(Maricá) à quase 20 anos, itaipuaçu, barra de maricá até ponta negra, bem pequeno acompanhava meu tio na pesca de praia principalmente, aprendi e hoje não vivo sem ela, sempre presenciei meu tio pescando algumas espécies em quantidade e que hoje em dia são raríssimas de fisgar, como : Corvina, Pampo, Marinbá, o que houve??????/
Ze Carlos
01/05/2009


NESTE FINAL DE SEMANA, TALVEZ, EU VÁ ATÉ LÁ FISGAR UNS PEIXÕES...
Paulo SÉrgio
01/05/2009


UMA PENA EU NÃO TER PARCEIRO PARA ME ACOMPANHAR NESTA AVENTURA. SERIA O MOURA, MAS...
Sidnei Roberto Da Costa Carreira
18/04/2009


Tendo vivido os melhores dias de minha vida nesta praia, quando eu pegava a Rural de meu tio para ir a vacaria buscar leite, e os unicos lugares pra se ir com as garotas era o bar do Luiz, (que conheci pessoalmente, pois o bar ficava perto da casa de meu tio) e bar canal,(pointi da epoca). Goestari de comunicar que tudo que e comentado na materi e a mais pura verdade, menos o nome de local que voces referense como Itapuatu, na realidade tem o nome e ITAPUAÇU.
Como amante da pesca que sou, me coloco no lugar de um visitante chegando au Rio, e tentando achar o local que ninguen vai conheser.
Obrigado.

Posição
Local de captura
Fotos
* Espécies mais capturadas em Praia de Itaipuatu

Posição
Isca utilizada
Fotos
* Melhores iscas para Praia de Itaipuatu

Posição
Pescador
Fotos
* Usuário que mais pesca em Praia de Itaipuatu