Pescaria em maio de 2011 no Rio Cristalino - MT

Rio Cristalino em 24/06/2011 - 28/06/2011

Pescaria em maio de 2011 no Rio Cristalino

  » Preço: R$ 300 por pessoa

  » Melhor isca: Artificial


Fotos dessa pescaria


Relato da pescaria

        Mais uma vez o Rio Cristalino deu peixe. A pescaria foi realizada entre os dias 24 e 28 de maio de 2011, com os pescadores Renato, Graça, Sô Pedro e Dona Zica.

        Saímos de Goiânia na noite do dia 23 e dormimos em Damolândia, de onde partimos às 7 horas do dia 24 com destino ao Rio Cristalino. Fizemos a viagem passando por Cangas, a estrada estava ótima e chegamos no Rancho Amarelo às 15 horas.

        Neste mesmo dia saímos para pescar e infelizmente o que encontramos ao longo das margens do rio foram várias pindas (é um tipo de pesca predatória, proibida pela legislação ambiental, conhecida também como pescaria de galho, consiste em colocar anzóis iscados com peixes atados por uma linha e preso em algum galho de árvore), sem que os infratores nos percebessem retiramos todas elas e posteriormente queimamos. Tristeza de todos por ainda encontrar num paraíso como aquele este tipo de pescador.

       Neste primeiro dia de pesca pegamos apenas alguns tucunarés de pequeno tamanho, que logo foram soltos.

       No dia seguinte foi que a pescaria começou prá valer. Pegamos várias espécies de peixes, dentre elas: tucunarés, pacus, jacundás, piaus, piranhas e matrinchãs. O destaque neste dia foi o aniversário do Sô Pedro e o prato servido aos convidados foi pastel de piranha (asse quatro piranhas grandes e retire todos os espinhos, faça o recheio com a carne da piranha, cebola, tomate, azeitonas, alcaparras, sal e pimenta a gosto – serve oito pessoas).

           Dia 25 de maio foi o grande dia da pescaria. O Sô Pedro além de fisgar um tucunaré de 65 cm e 5 Kg, pegou também dois pacus numa mesma linha. A pescaria do tucunaré ocorreu no lago marimbondo na parte da manhã. Estávamos curricando, quando de repente o Sô Pedro disse: - para o barco que peguei um toco e a linha vai arrebentar. Que nada tinha fisgado um grande tucunaré, que foi festejado por todos. A alegria do Sô Pedro foi contagiante e passamos um bom tempo fotografando o bitelo. (veja vídeo no YouTube com o nome "Sô Pedro e um Grande Tucunaré - Rio Cristalino - maio 2011").

          Nos próximos dias pegamos vários piaus, matrinhãs e pacus. Na sexta-feira uma cena curiosa, estávamos pescando na seva do leão, quando de repente ouvimos um grande barulho na margem oposta do rio, de inicio pensamos que era um “bando” de ariranhas, comecei a filmar e percebi que era um “bando” de antas, uma coisa rara, normalmente antas não andam em bandos.

          Neste mesmo dia filmamos e fotografamos um pavãozinho cantando. É uma linda ave, quando as asas do pavãozinho estão dobradas, vêem-se apenas suas plumas azul-noite franjadas de vermelho. Quando ele as abre, durante o ritual da corte ou para intimidar um intruso, o espetáculo é magnífico: sobre cada asa, uma malha de cor de fogo, sublinhada de preto e dourado, ressalta sobre o fundo azul-noite. Além disso, a cauda é listrada de laranja e negro e a cabeça enfeitada por quatro riscas brancas.

        Voltamos na manhã do dia 28, passamos numa igrejinha em Goiás prá Dona Zica rezar e chegamos em Damolândia na tarde deste mesmo dia. Maravilha a viagem e voltaremos em breve.

         Veja vídeos desta pescaria no YouTube com os nomes de "Sô Pedro e um Grande Tucunaré - Rio Cristalino - maio 2011" e "Sô Pedro dando uma receita de Sarapatel no Rancho Amarelo - Rio Cristalio-MT".

 



Deixe seu comentário






Renato Maurício De Oliveira
18/10/2011


Edson Bueno,
O local que nós pescamos são ranchos particulares. Na foz do Rio Cristalino não conheço muitas opções. Pescamos também por lá, mas numa Chalana chamada \"Matucho do Paraiso\". A Sandra que é o contato nosso da chalana talvez possa de dar mais informaçôes sobre pousadas na região. O email dela é: sandramartins@conectcor.com.br e os telefones: (14) 9161-7208/3652-1366.
Um abraço,
Renato Maurício - Goiânia
Edson Bueno
16/10/2011


Amigo não conheço nada na região e estou indo ai com esposa e filha em Julho de 2012.
ajude-me com dicas de lugares e pousadas por favor.
a principio estou contatando a pousada do JEAN,depois de Fio Velasco tem que andar um tempão de barco.
Antonio Elias Mondini Belletti
06/10/2011


Prezados PESCADORES,
ESTOU PROCURANDO UM NOVO GRUPO PARA PESCARIA NO CRISTALINO, O NOSSO GRUPO INFELIZMENTE SE DESFEZ...CONHEÇO O RIO MUITO BEM,\'..
antoniobelletti@bol.com.br
Antonio Elias Mondini Belletti
06/10/2011


caro amigo, um dos melhores lugares para pescar tucunaré. conheço o cristalino há muitos anos, se precisar de mais um para integrar o grupo , nos próximos anos.. estou pronto..
abrços,
entre contato, antoniobelletti@bol.com.br
19/09/2011


Caro José Carlos,
Jacundá pelo que sei é um peixe. Também chamado de joaninha, mariana, peixe-sabão e boca-de-patrona. Veja foto neste (www.fotosdepesca.com.br/fotos/17571).
É um peixe de escamas cujos maiores exemplares alcançam 35 cm.
Um abraço,
Renato.
PS. Você encontra mais informações sobre este e outros peixes da bacia Araguaia e afluentes no \"Livro Peixes Esportivos\" de James Blanco Nunes.
Jose Carlos De Souza
17/09/2011


Informação. Mas jacunda é peixe ou passaro, me informe por favor.
Renato Maurício De Oliveira
13/09/2011


Caro Felipe,
O local que nós pescamos são ranchos de propriedade particular e não de sei de nenhum que aluga. Existe outras opções como a Pousada do Gian (www.pousadadogian.com.br) e outras.
Um grande abraço,
Renato.
09/09/2011


Estou indo pescar no rio cristalino e ficar 15 dias, gostaria de saber onde ficar, se vc sabe algum rancho que eu alugue lá, lugar divino esse lindas fotos.

Abraço
Felipe
Renato Maurício De Oliveira
05/09/2011


Caro Alessandro,
Com você deve ter observado nos relatos o Rio Cristalino é muito piscoso e principalmente para o Tucunaré. Recomendo o mês de junho, em julho o número de turistas é maior, o que pode prejudicar um pouco a pescaria.
Um abraço,
Renato Maurício - Goiânia.
Alessandro R.de Oliveira Borges
03/09/2011


Prezado Sr. Mauricio,

Tenho um amigo que administra uma fazenda as margens do rio cristalino, ele me convidou p/ pescar e passar uns dia na fazenda, estou preparando a viagem para junho ou julho de 2012, com sua experência esses meses são favoráveis a pesca do tucunaré? tenho verdadeiro fascínio por este peixe!
15/07/2011


Caro Ivon Correa,
Sim, sou irmão do Bacurau, do Paulo Maurício e sobrinho do saudoso Marcos Nunes. Um grande abraço,
Renato - Goiânia. (renatoiptsp@gmail.com)
Ivon Correa
15/07/2011


Prezado Renato. Primeiramente gostaria de felicitá-lo pelo relato do passeio.
Segundo: Você é irmão do Wilson(Bacurau) e do Paulo Mauricio? Sobrinho do Mecos Nunes?
Caso positivo enviar-lhe-ei
13/06/2011


Caro José Paiva,
Alguns dos peixes que foram pescados nós comemos, mas a maioria foram soltos. Somos adeptos da pescaria esportiva. Um grande abraço,
Renato Maurício - Goiânia
Jose Paiva
13/06/2011


Deus preparou um grande dia para esta pescaria e voces estavao inspirados deu tudo certo fizeram a festa ;quando se mata alguma coisa todos ficam alegres e voces sao bons mesmo. parabens que Deus continue iluminando voces um forte abraço ; paiva pescador RJ ramos.
Jose Francisco
07/06/2011


Bonita a pescaria e uma equipe de tirar o folego pescarao so peixes nobres muito gostosos seu admirador francisco reis